Pesquise neste Portal

Receba no E-mail

Arquivo de Posts

Complexo da Cachoeira em Salto: conhecendo o Memorial do Rio Tietê e a Ilha da Usina

A 100 km de São Paulo, um passeio pela história do rio Tietê.
Compartilhe:
Memorial do Rio Tietê em Salto
Todo mundo aprendeu em alguma aula de Geografia na vida que o rio Tietê é um dos mais importantes do estado de São Paulo, certo? Mas pouca gente sabe que a maior queda d'água natural desse rio fica em Salto, a 100 km da capital, e que ali foi montado um complexo turístico interessantíssimo por conta dessa particularidade do rio. Por conta dessa queda d'água foi construída uma usina hidrelétrica que funciona até hoje, dando fôlego para a grande tecelagem que havia ali e cujo prédio, do início do século XX, faz parte do cenário do complexo.
No Memorial do Rio Tietê pode-se (re)aprender muito da história do rio, as lendas e mitos da época dos bandeirantes - são várias, de tesouros escondidos a monstros que viravam os barcos -, o crescimento de municípios na sua orla, a estratégia de navegá-lo como forma de penetração no interior do estado... uma justa homenagem a esse rio tão judiado.
Atravessando a Ponte Pênsil chega-se ao Caminho das Esculturas, homenagens a personagens importantes da história da região, e à recém inaugurada ponte que leva à Ilha da Usina. Essa ilha foi formada pelo canal de descarga da usina e ficou fechada por mais de 100 anos. Com a ponte de acesso, pode-se conhecê-la, caminhando pela passarela acima do chão e aprendendo um pouco sobre a fauna e flora dali.

CONTINUE LENDO AQUI O POST NA ÍNTEGRA e veja todos os detalhes!

Cintia Grininger é editora do blog Entre Mochilas e Malinhas.

Compartilhe:

América do Sul

Blog Entre Mochilas e Malinhas

Brasil

Cintia Grininger

Museus

Salto

São Paulo

Gostou? Comente!:

0 comentário (s):