Pesquise neste Portal

Receba no E-mail

Arquivo de Posts

Estrada Real com crianças

A Estrada Real é um circuito turístico que engloba os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e oferece oportunidade de conhecer a História do Brasil onde ela aconteceu.
Compartilhe:
A Estrada Real é um dos circuitos de turismo de Minas Gerais mais conhecidos, e ele rompe fronteiras já que integra também os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O circuito é complexo e possui quatro caminhos:
  • Caminho Novo, que vai de Magé a Ouro Preto;
  • Caminho Velho ou Caminho do Ouro, que vai de Paraty a Ouro Preto;
  • Caminho dos Diamantes, que vai de Ouro Preto a Diamantina;
  • Caminho do Sabarabuçu, que sai de Glaura (Ouro Preto e vai até Cocais).
São Brás do Suaçuí, Estrada Real, Minas Gerais.
Fazer a estrada Real foi uma oportunidade incrível de mostrar a história do Brasil para nossas filhas.

Os Caminhos podem ser percorridos a pé, de bicicleta, a cavalo ou de carro 4x4. Mas isso não é impeditivo se você possui apenas carro sem tração, pois na grande maioria das cidades você pode chegar usando as rodovias já existentes, ou mesmo se for mais corajoso (e fora da época chuvosa) encarar os trechos de terra batida para chegar nas vilas mais rústicas dos trajetos.

Nós do E aí, Férias! decidimos fazer a Estrada Real com duas meninas a tira colo em nosso jipinho guerreiro por 20 dias e foi uma experiência maravilhosa, pois conhecemos cidades mineiras que jamais teríamos oportunidades de visitar.

Passaporte da Estrada Real

Nosso roteiro foi dividido em três fases:
  • A primeira fase foi a de visitar Petrópolis em um sábado e buscar nosso Passaporte da Estrada Real. Passamos um dia inteiro na cidade e voltamos para casa, já que moramos no Rio de Janeiro.
  • A segunda fase foi a de teste de estrada, tanto nosso para entender as planilhas e tudo mais, quanto para checarmos o comportamento das meninas no carro por tanto tempo. Aprendemos muitas coisas, e a principalmente a respeitar nossos limites, já que haviam trechos com muita lama e erosão e vimos que, mesmo de 4x4, é sempre melhor ir acompanhado, mas não sendo possível, é melhor voltar pra trás e buscar a rodovia! Nesta fase nós fomos de Petrópolis (a partir do Castelo de Itaipava, onde há um marco da Estrada Real, e seguindo até Barbacena por três dias, durante o feriado de Páscoa. Nesta etapa completamos 2/3 do Caminho Novo.
  • A terceira fase foi a nossas férias!! Nós tiramos 16 dias no mês de Agosto e seguimos pela Rodovia até Conselheiro Lafaiete e então fomos curtindo as cidades do caminho até Ouro Preto, onde ficamos por alguns dias, e então seguimos o Caminho dos Diamantes, descobrindo cantinhos incríveis como Catas Altas, Serro, Milho Verde e Biribiri. Ficamos três dias em Diamantina e então voltamos ela rodovia até Sabará, mas passando pela Gruta de Maquiné, onde a Paleontologia nasceu no Brasil. De Sabará até Congonhas, fizemos algumas cidades do Caminho de Sabarabuçu, já que este trecho nem 4x4 vai, só quem consegue é quem está a pé, ou de cavalo ou bicicleta. Dali, preferimos seguir então pela rodovia mesmo até Tiradentes, onde ficamos um final de semana.

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, Lavras Novas, MG.
Nossa TR4 em Lavras Novas, Caminho Novo.

Foi uma experiência incrível! No final da terceira fase já estávamos mortos de tanto quicar na estrada de terra, mas foi uma das viagens com mais paisagens e história do Brasil mais bonitas que já fizemos com as meninas.

Ainda não fechamos o Caminho Velho, ele está nos nossos planos e não vejo a hora de sair de Paraty até Ouro Preto!! Só falta conseguir a folguinha!!! rs

Se precisar de dicas para sua viagem pela Estrada Real com crianças, confira alguns de nossos posts e não tenha vergonha de perguntar. Estamos aqui para ajudar sempre!!

Camila Faria é a responsável pelo Blog E aí, Férias! e do Foco em Orlando.
Mais dicas do E aí, Férias! e do Foco em Orlando aqui.