Pesquise neste Portal

Receba no E-mail

Arquivo de Posts

Peixe Boi Marinho em Alagoas: como é o passeio

Dica de passeio para ver o Peixe-Boi Marinho em Porto de Pedras Alagos, cidade vizinha a São Miguel dos Milagres
Compartilhe:
O que fazer são miguel dos milagres passeio peixe boi tatuamunha
Muitas vezes é possível ver os Peixes-Bois bem de pertinho

Ao viajar para Alagoas, na cidade de Porto Pedras, onde ficam praias belíssimas como a praia de Tatuamunha e a  praia do Patacho muitas pessoas pessoas se perguntam, o que fazer  por lá?

A principal atividade ali na região é mesmo curtir as praias lindas e relaxar enquanto as crianças podem brincar livremente.

Além disso, na região tem um passeio muito especial: a  visita de contemplação ao Peixe-Boi Marinho.

Como é o trabalho da Associação Peixe-Boi


Para entender melhor o trabalho da associação e porque é legal fazer o passeio, preciso explicar um pouco como funciona.

Os Peixes-bois marinhos, precisam tanto da área dos rios nas regiões de mangue quanto do mar para sobreviver.

O peixe-boi marinho é uma espécie de mamífero, mede cerca de 4 metros e pode pesar até 400kg.
A gestação da fêmea dura 12 meses e gera somente um filhote que é amamentado por dois anos e nesse período o filhote nada junto com a mãe.

Com a degradação do meio ambiente muitas vezes os animais nessa fase tem que sair dos rios e ir para o mar buscar comida.  E às vezes o filhote se perde da mãe e acaba encalhando.

Quando isso acontece,  eles são resgatados pelas equipes do ICMBIO que cuidam da preservação da espécie, são tratados em cativeiro até estarem aptos para voltar ao seu ambiente natural.

Após a fase de tratamento em cativeiro os animais são levados para áreas de reintegração com o meio ambiente, como a que fica em uma área de preservação ambiental em Alagoas no rio Tatuamunha. Lá  eles ficam em uma área  restrita no rio para irem se acostumando e quando estão prontos são soltos.

A população local que antes vivia da pesca no rio, agora trabalha na associação Peixe Boi Marinho e sua renda vem dos passeios e da venda de alguns "souvenirs".

Alguns animais vivem ali no Rio Tatuamunha e são estes que nós conseguimos observar no passeio,  muitas vezes os animais se aproximam do barco e podemos ver claramente.
As crianças adoram e é um jeito de conhecer e respeitar essa espécie que está ameaçada de extinção.

Como fazer o passeio

Associação Peixe-Boi
Rua Luiz Ferreira Dorta, 25 - Tatuamunha- Porto de Pedras - Alagoas
Telefone: (82) 3298-6247

O passeio dura em torno de 1h.

Para fazer o passeio você deve entrar em contato com a Associação Peixe Boi através do telefone e reservar sua vaga.  O Jeito mais fácil é pedir na recepção da pousada onde se está hospedado para fazerem o agendamento.
Por se tratar de uma reserva ambiental são permitidas somente 70 pessoas por dia.

O passeio sai da sede da associação e segue até a margem do rio Tatuamunha onde os visitantes embarcam em um barco a remo, o guia conta curiosidades sobre a espécie e seguimos em um passeio bem agradável pelo rio até chegar na área onde os animais costumam ficar.


O valor do passeio é de R$ 50 reais por pessoa e crianças até 6 anos não pagam.



Para saber mais informações sobre Porto Pedras onde ficar, onde comer, como é ir para essa região em Alagoas acesse o post completo clicando aqui.

Karina Leão é editora do Nossa! O mundo é Nosso!






Compartilhe:

Alagoas

América do Sul

Blog Nossa o mundo é Nosso

Brasil

Porto de Pedras

Gostou? Comente!:

0 comentário (s):